terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Anime

Anime é um estilo de desenho muito diferente do comum......
Existem pessoas que são fanáticas por esse desenho, e pelas suas histórias variadas, outras nem sequer o conhecem.....
E eu pretendo mudar essa maneira de ver e dar a conhecer um mundo fantástico cheio de escolhas.
Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.


                      História                     
Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.
Na época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation
Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963, foi lançado Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos.
Em 1967, surgiram quatro filmes e catorze séries animadas no Japão, entre elas A Princesa e o Cavaleiro, Fantomas , o primeiro com grande projeção internacional.
                                        
          
                                                             Características
Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:
  • gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;
  • diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
  • nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade.
A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime
MAIS CARACTERÍSTICAS:

Os olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, e cheios de brilho e muitas vezes com cores pouco vulgares tipo vermelho, rosa, laranja, roxos, dourados ou simplesmente uma "bolinha preta sobre fundo branco" Voltando a questão dos olhos grandes, essa técnica foi introduzida por Tezuka, para que desta forma, podia conferir mais emoção aos seus personagens. É considerado uma das partes fundamentais e mais expressivas de um personagem, pois os olhos podem tomar varias formas e feitios, de modo a expressar o humor do personagem.

O cabelo: ele há de todas as formas, tamanhos, volumes e penteados ( e muitos ate chegam a desafiar as leis da gravidade), sempre cheios de fitas, lacinhos, totós e afins, e, claro, cores, que vão desde rosa, ao vermelho, ao azul, verde e roxo.
As roupas: sempre muito coloridas e com designs cheios de imaginação. E também muito vulgar a utilização dos trajes tradicionais japoneses, tipo kimonos, independentemente do tipo de historia.
Tipos de anime
Gêneros
Há vários termos japoneses que definem gêneros tanto do anime como do mangá:

shoujo: são voltados para um público feminino jovem.
magical girl: mahô shôjo ou mahoGu shoujo, caracterizados por garotas com poderes mágicos.
shounen: são voltados para um público masculino jovem.
seinen: animes voltados para adultos e adolescentes masculinos.
josei: animes voltados para adultos e adolescentes femininos.
kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.
mecha: animes caracterizados por robôs gigantes.
ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.
hentai: japonês para "anormal" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
kemono (animais)
futanari (hermafroditas)
loli-con (crianças - raparigas)
shota-con (crianças - rapazes)
yaoi (homossexual - homens)
shounen-ai: romance entre personagens masculinos.
yuri (homossexual - mulheres)
shoujo-ai: romance entre personagens femininos.
hentai (adultos)
Os seguintes não são gêneros propriamente ditos, mas característica bastante presente em tais desenhos:

bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.
Outros gêneros paralelos aos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.
Os meus animes favoritos são: 
  • naruto
  • fushigui e yugui
  • fruits basket
  • vampire knight



Sem comentários:

Enviar um comentário

where are you???

where are you???

in the same ilusion....

in the same ilusion....