Um instrumento musical é um objecto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.
A data e a origem do primeiro aparelho considerado como instrumento musical é um objecto de debates. Arqueologistas tendem a debater o assunto referindo a validade de várias evidências como artefactos e trabalhos culturais.
Em princípio, qualquer objecto pode ser usado para produzir sons e utilizado na música, mas costuma-se utilizar este termo para designar objectos feitos especificamente com este objectivo. Isso se deve ao facto de que, num instrumento musical, é possível controlar com mais precisão as características do som produzido. Em geral considera-se um som como musical quando podemos controlar uma ou mais de suas características: timbre, altura (grave, médio e agudo), duração (do som e/ou do silêncio) e intensidade.
Componentes
É impossível generalizar a construção e o funcionamento dos instrumentos musicais porque existe uma variedade muito grande, mas de maneira geral, qualquer instrumento possui ao menos uma das partes descritas a seguir:
Elemento produtor de som
Também chamado de corpo vibratório ou corpo produtor de som. É a parte do instrumento musical que efectivamente entra em vibração em resposta a um estímulo do executante, produzindo uma onda sonora. Por exemplo, as cordas, palhetas, membranas, tubos ou o próprio corpo do instrumento. Em alguns instrumentos de sopro, ou aerófonos, é o próprio ar que entra em vibração ao passar por uma aresta, como em uma flauta.
Corpo
Parte do instrumento destinada a dar suporte mecânico às outras partes do instrumento. Por exemplo, o cabo de um sino de mão.
Caixa de ressonância
Câmara cheia de ar, com formatos variados que serve principalmente para reforçar a intensidade sonora. O formato da câmara de ressonância permite reforçar apenas determinadas freqüências, atenuando outras. Isso possibilita um controle mais preciso do timbre do instrumento. Na maioria dos casos a caixa de ressonância faz parte do corpo do instrumento, como em um piano, um violão ou um tambor.
Elementos de estímulo e controle
Envolve uma grande variedade de objectos ou mecanismos destinados a produzir os estímulos ao elemento produtor de som fazendo com que ele entre em vibração ou controlar a forma como os sons são produzidos, afinados ou modificados. Entre outros, temos arcos, trastes, plectros, baquetas, martelos, bocais, foles, teclados, válvulas, chaves ou pedais.
Tipos de instrumentos
Instrumentos de cordas
Nos instrumentos de cordas o som é provocado pela vibração de parte do instrumento: as cordas, quando friccionadas,percutidas. Exemplos:Viola:
violino:
violoncelo:
Harpa:
guitarra portuguesa:
Contrabaixo:
Instrumentos de percussão:
A família tradicionalmente chamada de instrumentos de percussão pode ser dividida, pelo critério da produção sonora, em idiofones percutidos e membranofones percutidos. Nos idiofones percutidos, é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Exemplos:
Pandeireta:
xilofone:
bateria:
Instrumentos de sopro:
Nos aerofones é a circulação do ar que provoca a oscilação de componentes do instrumento musical, produzindo sons. Exemplos:
flauta:
flauta transversal:
orgão:
fim
Sem comentários:
Enviar um comentário