A publicidade é uma forma de comunicação paga, intencional e
interessada, que visa a promoção de produtos e serviços, mas
também de causas sociais e políticas concretas.
Os anúncios publicitários têm como propósito básico persuadir os
consumidores, exibindo as qualidades e característicasmodelo (recorrendo a personalidades reconhecidas pelo público) a comprarem o produto e a obterem
satisfação com os mesmos. Mas, apesar disto tudo, as publicidades têm também desvantagens. Ás vezes, as pessoas iludem-se tanto num producto que acabam por o comprar desnecessáriamente, muitas vezes acabando com dividas que podiam ser evitadas.Outra desvantagem é o facto de alguns anuncios tornarem-se agressivas e invasoras, não respeitando os direitos dos consumidores(por exemplo: crianças e idosos etc)A publicidade também tem vantagens como:
- informar sobre os produtos e serviços disponíveis, dando a conhecer diferentes tipos de um mesmo produto, permitindo ao consumidor escolher o que melhor se adapta.
- incentiva a concorrência e reduz os preços, pois quantas mais pessoas conhecerem o produto, maior será o número de potenciais compradores; quanto mais o produto vender, menor será o preço a cobrar.
- suporta grande parte dos custos dos Media. Sem publicidade não existiriam algumas televisões, rádios, jornais,revistas...
- Os anúncios são, normalmente,divertidos, coloridos,musicais e inovadores.
1. Explica o significado de publicidade enganosa.
Publicidade enganosa é a publicidade que influencia negativamente a pessoa, nas compras que faz, influenciando na maneira como esta é realizada e aplicada.
Sim, vi na televisão uma publicidade ao um produto tira-nódoas para lavar a roupa, comprámos e não resultou.
3. Normalmente és influenciado pela publicidade? Justifica.
2. Já foste (tu ou a tua família) vítima de algum tipo de publicidade enganosa? Revela oteu caso. Depende do produto e da publicidade, pois se for um produto ao qual utilizaríamos e a sua publicidade fosse convincente e consciente, poderíamos cair na tentação de comprar o produto.
a. Comercial
b. É comercial
c.Produto
d.Produtores
e. A mensagem desta imagem é que nós (consumidores) devemos comprar estes cereais pois tem mais chocolate do que outro de marca branca.
f. Simplesmente crianças e jovens.
5. Que outras ideias, para além do produto/ serviço, tentam “vender” com o anúncio?
Por exemplo com os cereais de marca, muitas vezes para obrigarem os pais a comprar aqueles cereais colocam uma surpresa para o consumidor menor, como bonecos.
6. Dá a tua opinião sobre os valores fomentados por este tipo de publicidade.
Eu acho que com este tipo de publicidade quem sai a ganhar são os produtores e não os consumidores, pois no meu pensar eu acho que os produtos quando chegam ao mercado ainda ficam mais caros.
Sem comentários:
Enviar um comentário